segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O Natal - Celina Borges

Escola EB 2,3 José Afonso
Educação Moral Religiosa e Católica
O Natal

Origem do Natal
O Natal é a festa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A data para sua celebração é o dia 25 de Dezembro, pela Igreja Católica Romana.
Ainda sendo uma festa cristã, é encarado universalmente por pessoas dos diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens.
A celebração do Natal de Jesus foi instituída oficialmente pelo Papa Libério, no ano 354 d.C.
Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus, no entanto, essa data foi adotado para que coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol”.

Significado do Natal
significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo e sua comemoração anual, que acontece há mais de 1600 anos no dia 25 de dezembro.
Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão "cidade natal" indica a cidade onde um determinado indivíduo nasceu. A palavra "natal" significa "do nascimento
A história do Natal está descrita na Bíblia, nos evangelhos de Mateus e Lucas. De acordo com a história do Natal descrita na Bíblia, Jesus nasceu em Belém, em um estábulo.

O Natal nos 4 cantos do mundo
Na Polónia, por exemplo, a Ceia de Natal é celebrada no dia 24 de Dezembro quando surge no céu a primeira estrela.
Durante a ceia, os polacos não comem carne vermelha mas sim peixe, acompanhados de vinho branco, sopa de cogumelo, pão, doces de mel e tortas de semente de papoilas. Já os presentinhos são trocados no dia 6 de Novembro, no dia de S. Nicolau.
Na Alemanha, o mais importante no Natal é a reunião familiar. É costume, durante os dias que antecedem o grande dia, os alemães visitarem as denominadas “Feiras de Natal”, onde se pode comprar tudo para as festividades.
Em França, um dos pontos fortes do natal é a qualidade e diversidade dos alimentos servidos na ceia. Ganso, peru com nozes, ostras, salmão, patés, lagosta e frutas variadas não podem faltar na noite de Natal.
Mas para os franceses, o Natal não se limita à ceia, também existe o Pai Natal, só que este não vem só, vem acompanhado pelo “Pére Fouetard”, encarregue de informá-lo como foi o comportamento de cada criança ao longo do ano.
Já na vizinha Espanha, a véspera de Natal – Nochebuena -é celebrada à mesa, enfeitada com flores da Páscoa e velas, ao som de músicas natalícias e comidas típicas, como o cordeiro, peru, os frutos secos e os torrões.
De salientar que, apesar dos espanhóis festejarem o Natal, estes dão mais importância ao Dia de Reis celebrado a 6 de Janeiro, dia em que as crianças abrem os seus presentinhos.

Tradições do natal
·      O Presépio
A palavra Presépio deriva do latim “praesepium”, que quer dizer curral, estábulo ou lugar de recolha de gado. Conta a tradição católica que o presépio teve origem no séc. XIII, em Úmbria (região da Itália central).

·    Ceia de Nata
Fazem parte dos pratos tradicionais da ceia de Natal dos nossos dias inúmeras receitas quer para a
ceia propriamente dita quer para a sobremesa. O termo consoada refere-se não só à ceia de Natal
em família mas também à entrega de prendas na época natalícia.

·      Os Três Reis Magos
Os três Reis Magos surgem como sábios vindos do Oriente com o propósito de venerarem o Menino Jesus, o novo Rei dos Judeus que tinha nascido. O caminho até Belém onde se encontrava o Menino, é-lhes indicado por uma estrela, a Estrela de Belém .

·                              A Flor de Natal
Planta de cor vermelha muito usada para fins decorativos na época de Natal, a flor-de-natal, estrela-de-natal ou poinsétia é uma planta de origem mexicana.

·                              A Estrela de Natal
A estrela de Natal, também conhecida como a estrela de Belém, tornou-se num ornamento típico das nossas casas, na época de Natal. É colocada no topo da árvore de Natal ou no presépio e lembra-nos a estrela que guiou os três Reis Magos até Jesus.
·                  A Árvore de Natal
O uso de uma árvore como símbolo remonta desde o segundo milénio antes de cristo. Os Indo-europeus consideravam as árvores expressão de fertilidade, prestando-lhe culto.

·                         O Postal de Natal
Na época de Natal, era comum escrever a todos os nossos familiares e conhecidos as boas festas, enviando um postal de natal, a desejar-lhes as  Boas Festas.


O que faço no Natal
Eu passo o meu natal com a minha família, e com os meus avós.
A minha tradição é fazer a árvore de natal e o presépio, que faço no inicio de Dezembro, e que depois só desmancho no dia de reis.
A noite de consoada é em casa dos meus avós e o almoço de natal e na minha, porque depois desembrulhámos os presentes na manha de domingo antes de ir à missa do natal com os meus pais e irmão
Eu tenho de tradição abrir um calendário com chocolates que começo no dia 1 e que vai até ao dia 25.
       

                                                              Celina Borges (5ºE Nº3)

Sem comentários:

Enviar um comentário